Saiba como a tecnologia da informação ajuda a saúde das empresas

tecnologia da informação
6 minutos para ler

A tecnologia tem transformado a forma com que as empresas têm planejado e executado suas ações. Com Big Data, por exemplo, as instituições conseguem usar as diversas informações, que antes eram arquivadas ou excluídas, para tentar prever o que deve ser feito no futuro.

A boa notícia é que a tecnologia da informação também está disponível na área da saúde. Com ela, é possível fazer com que os recursos sejam otimizados e os colaboradores pensem mais em prevenção do que tratamento.

Neste post, você entenderá quais são os impactos da tecnologia na saúde, além de compreender como é possível otimizar a saúde dos colaboradores. Por fim, descobrirá quais são os grandes desafios para a implementação de uma cultura de saúde na instituição.

Boa leitura!

Quais são os impactos da tecnologia na saúde?

A tecnologia tem auxiliado diversos ramos da sociedade, como transporte, alimentação, educação e serviços bancários. Além deles, a saúde também é impactada. Já existem diversos aplicativos e dispositivos wearables (vestíveis) que são usados para monitorar e incentivar hábitos saudáveis nas pessoas.

Para alguns perfis, é possível saber antes dos exames laboratoriais de rotina quando alguém tem risco mais acentuado para doenças como diabetes e câncer. Assim, com o tratamento precoce, a sobrevida aumenta.

Os aplicativos também têm impactado positivamente a saúde. Diversas organizações têm implementado sistemas que conseguem avaliar a saúde dos colaboradores a partir do histórico e dos hábitos de saúde que eles têm.

Além disso, fazem relatórios com a evolução clínica do profissional para aumentar o engajamento e comprometimento com os cuidados de saúde. Em alguns casos, há até mesmo uma equipe multiprofissional para tirar as principais dúvidas dos colaboradores e fornecer o suporte esperado.

Os prontuários eletrônicos também são uma forma de melhor o atendimento aos usuários. Com eles, é possível consultar todo o histórico dos pacientes e saber quais são seus problemas e queixas.

Dessa forma, os hospitais podem intervir de maneira mais eficiente, já que terá uma gama maior de dados para avaliar os usuários. Com isso, o custo também é diminuído, já que, exames e procedimentos já realizados não precisarão ser refeitos, uma vez que os resultados constarão no sistema.

Como o uso da tecnologia da informação pode se tornar um aliado para o controle de saúde?

Quem utiliza de BI (Business Intelligence ou, em português, Inteligência Empresarial) tem impactos positivos. Nesse caso, com o uso de análise preditiva, é possível atuar preventivamente antes mesmo que os custos aconteçam.

Em vez de apenas tratar as doenças e problemas decorrentes de ocupação, é possível preveni-los de acordo com o perfil que possuem. Dessa forma, os colaboradores são colocados em lugar de destaque da sua própria saúde, entendendo quais são as melhores práticas para evitar que doenças venham a acometê-los.

O primeiro passo para isso é traçar um perfil de utilização dos recursos de saúde da organização. Assim, será possível entender quais são as necessidades da instituição, para que os recursos sejam investidos de maneira eficiente.

​Esse perfil é traçado a partir da análise e integração da base de dados da instituição, que considera dados como as contas médicas, uso de ambulatório e saúde ocupacional para entender profundamente quais são as necessidades da organização.

Com uma análise de dados baseada em uma consultoria estratégica, pode-se entender quais são as ações que fazem com que os colaboradores tenham problemas. Assim, é possível agir no tempo certo, reduzindo os custos empresariais com planos de saúde e afastamentos.

Além disso, os aplicativos também são importantes para que os colaboradores consigam controlar a saúde e melhorá-la. Eles são capazes de se comunicar com os profissionais de forma personalizada, de acordo com as necessidades deles, lembrando das práticas de saúde mais interessantes para um estilo de vida saudável.

Quais são os principais desafios para implementar as tecnologias?

Mesmo com tantos benefícios, há alguns desafios empresariais que devem ser vencidos para que a empresa consiga atingir os resultados esperados. Veja agora alguns!

Implementação de uma cultura de prevenção

Para conseguir obter os melhores resultados e ter um bom ROI (Retorno Sobre o Investimento), é fundamental criar uma cultura de prevenção entre todos os colaboradores.

Para que a cultura se instale, será necessário fazer com que todos comprem a ideia. Ou seja, deve-se mostrar todos os benefícios da prevenção e como ela pode impactar positivamente tanto a vida dos profissionais como da própria empresa.

É importante dizer que colaboradores saudáveis são mais produtivos. Além disso, com menos doenças e problemas de saúde, o gasto com plano de saúde tenderá a ser menor. Por fim, ao saber que a saúde está em dia e com mais bem-estar, terão mais foco nas atividades realizadas e menos preocupações.

Eles também deverão ser convencidos de como os recursos tecnológicos podem ajudar a ter uma vida de mais qualidade.

Utilização dos meios tecnológicos

Outro desafio que a empresa deverá vencer é a utilização dos meios tecnológicos para prevenção. Como parte da cultura, os colaboradores precisarão incorporar em sua vida diária tudo quanto a tecnologia tem para auxiliá-los.

Como algumas pessoas ainda não têm o hábito de usar recursos tecnológicos para cuidar da saúde, será necessário utilizar interfaces fáceis de serem utilizadas. Além disso, os profissionais deverão ser treinados para utilizarem os recursos presentes.

Gestão eficiente

Para conseguir os resultados esperados, com a otimização de custos, é fundamental que a empresa tenha uma gestão eficiente da saúde empresarial. Com uma consultoria estratégica é possível ter uma visão detalhada de como cada recurso de saúde tem sido utilizado, contando os aspectos econômicos e clínicos relevantes. 

Nesse caso, uma equipe atuará ao lado da sua empresa para fazer o melhor plano estratégico possível para os investimentos efetuados em saúde, para conseguir os resultados esperados, como a redução de custos.

Agora que você sabe como a tecnologia da informação é útil no controle da saúde dos pacientes, pense em formas para conseguir usar a Inteligência em seu favor. Com os recursos de análise preditiva e sistemas personalizados, os profissionais terão mais confiança e os recursos de saúde da empresa serão otimizados.

Entenda agora qual é o cenário de saúde no Brasil e como a transformação digital impacta nisso. Esperamos por você!

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-