Por que o suporte de saúde é importante? Saiba aqui!

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Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), quase 50 milhões de brasileiros são assistidos por planos de saúde. É um número expressivo, que vem gradativamente crescendo desde a última década.

Essa procura pela saúde suplementar tem várias implicações, mas nos indica uma coisa: o suporte de saúde vem sendo cada vez mais almejado no Brasil. Incrivelmente, essa demanda não se deve a um adoecimento mais expressivo da população.

Na verdade, cada vez mais estamos convictos de que ir ao médico é mais do que apenas tratar doenças: a medicina preventiva, além de ser mais barata, pode também melhorar índices de produtividade da própria empresa contratante. Seus efeitos — percebidos de médio a longo prazo — envolvem menos faltas no trabalho e menor número de processos.

Com isso, podemos dizer que o suporte à saúde não é um gasto, mas um investimento. A médio e longo prazo, você conseguirá observar como ela faz a diferença na sua administração.

Falaremos, a seguir, de alguns dos seus principais benefícios e de dicas para escolher o melhor plano para a sua empresa. Continue lendo para saber mais!

Afinal, por que investir no suporte de saúde?

Uma dúvida muito comum ao optar por um plano de saúde é sobre a obrigatoriedade dele. No momento da contratação, é comum que a empresa prepare um pacote de benefícios para oferecer ao funcionário. Mas, afinal, elas são ou não obrigadas a bancar um plano de saúde para seus empregados?

A resposta é simples e objetiva: não. Legalmente falando, a concessão de planos de saúde não é obrigatória, mas isso não significa que contratar uma empresa de suporte de saúde é um mau negócio. Afinal, nem tudo que é optativo é ruim: no meio corporativo, ela é vista como uma maneira de atrair os funcionários para a empresa.

Se você pensar a longo prazo, perceberá que a ausência de um plano de saúde traz consequências desfavoráveis à organização. A primeira delas é o próprio motivo de eles serem tão oferecidos: funcionários especializados buscam por conforto e estabilidade, podendo optar por uma concorrente para trabalhar.

A segunda consequência diz respeito ao próprio adoecimento. Funcionários que não cuidam adequadamente da saúde estão predispostos a um maior número de quadros agudos.

Infecções, dores articulares e doenças psíquicas encabeçam a lista de enfermidades que afastam os funcionários do trabalho. Isso diminui a produtividade da empresa e gera gasto de recursos administrativos para realocar as funções perdidas.

A terceira consequência está relacionado a um movimento novo, mas muito importante: a judicialização. Em 2018, as varas do Trabalho receberam mais de 1 milhão de reclamações trabalhistas.

Os motivos de saúde, como doenças ocupacionais, compreendem parte importante dessas reclamações. Portanto, outro benefício do investimento no suporte de saúde é manter a estabilidade jurídica da empresa.

O que procurar na contratação?

Agora você já sabe que a saúde suplementar ocupa um espaço fundamental na assistência brasileira. Já conhece os benefícios da sua contratação e os riscos que corre se não se preocupar com o suporte de saúde.

Além disso, provavelmente, refletiu sobre a situação atual da sua empresa e como se beneficiaria dessa assistência. Mas, afinal, por onde começar? Quais benefícios devem ser procurados neste momento? Muitos fatores estão envolvidos na eficácia que essa contratação terá nos seus objetivos.

Em primeiro lugar, o ideal é que você realize um breve levantamento de dados relacionados à saúde dos seus funcionários. Qual é a taxa de absenteísmo por motivos de saúde? Quantos funcionários são portadores de uma doença crônica? Qual é o método alternativo que eles utilizam atualmente para cuidar da saúde?

A resposta a essas perguntas, além de guiar a busca por um plano de saúde adequado, também lhe fornecerá suporte analítico. Você pode criar metas com a contratação de um plano de saúde e verificar o impacto dela nesses parâmetros. Assim, verá com seus próprios olhos como o investimento na saúde impacta diretamente na produtividade da empresa.

Além disso, existem alguns parâmetros que são fundamentais na sua procura por uma empresa de suporte de saúde. O primeiro deles é o atendimento: um bom plano deve ter uma central clínica disponível 24 horas por dia aos funcionários. Além de aumentar a comodidade do serviço, isso também auxilia no atendimento a queixas em caráter de urgência e emergência.

A quantidade e especificidade dos serviços oferecidos também é um parâmetro relevante para se considerar nesse momento. Verifique quais especialidades médicas são cobertas pelo plano, assim como os programas e procedimentos oferecidos. Também é interessante mapear as clínicas e hospitais que atendem pelo convênio e verificar se eles abrangem seus funcionários.

Por fim, fique atento à reputação da empresa que você está contratando. De nada adianta ela oferecer um suporte de alta qualidade e cobertura, se a oferta ficar apenas no papel. Anos de atuação no mercado e recomendação de outros gestores são parâmetros relevantes para avaliar a qualidade dessas promessas.

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