Inteligência em Gestão de Saúde:  entenda como a AxisMed pode transformar a sua empresa

BI em gestão de saúde
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Empresas que prezam pela saúde e bem estar de seus funcionários oferecem o plano de saúde como um dos benefícios. Trata-se do benefício mais valorizado entre os funcionários e um fator essencial para a contratação e a retenção de talentos. Mas ter esse diferencial acaba pesando muito no orçamento. Os altos custos com saúde, motivados pelo uso inconsciente ou inadequado do plano de saúde, por fraudes, desperdícios somados à inflação médica e financeira, provocam reajustes anuais que estão difíceis de serem suportados pelas empresas.

Para que o benefício saúde seja sustentável e não afete o negócio é preciso contar com uma consultoria especializada em gestão de saúde e que tenha know how para o efetivo controle e redução de custos.

A AxisMed, empresa de Inteligência em Gestão de Saúde do Grupo Telefónica, ao longo de 18 anos, acumulou inúmeros cases de sucesso que comprovam que é possível fazer uma gestão de saúde mais assertiva e eficaz na redução dos custos. Conheça as vantagens das soluções da AxisMed para transformar a saúde na sua empresa.

O atual cenário dos custos de saúde no Brasil

Para entender a importância de uma consultoria estratégica especializada em gestão de saúde, é fundamental conhecer o cenário atual dos custos com saúde e as dificuldades enfrentadas por empresas e Operadoras de Saúde.

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Reajuste do plano de saúde (individuais e coletivos)

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é o órgão responsável, entre outras funções, por controlar os aumentos das mensalidades dos planos de saúde nos contratos individuais, além de analisar as causas dos reajustes, o que inclui a validação de cada índice VCMH – variação de custo médico-hospitalar, submetido por cada operadora/seguradora. Esse índice de reajuste, divulgado pela ANS, não é precisamente um índice de preços. Ele é composto pela variação da frequência de utilização de serviços, novas tecnologias e custos de saúde.

A ANS regula o teto dos planos individuais, mas não determina limite para os planos empresariais, por entender que pessoas jurídicas possuem maior poder de negociação junto às operadoras.

​No caso do plano empresarial, a ANS apenas acompanha os aumentos de preços. O índice destes contratos é divulgado a cada ano pela própria operadora/seguradora, ou seja, cada uma delas possui seu próprio VCMH.

O índice de VCMH médio ficou em 16,9% no ano de 2018. A título de comparação, a inflação geral do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficou em 2,7%, neste mesmo ano.

“É um indicador que não fica nos dois dígitos há muitos anos no Brasil. A Agência Nacional de Saúde (ANS) também considera nesse cálculo do índice a entrada de novos procedimentos em seu rol e os insumos, muitas vezes importados, que ficam sujeitos às variações do dólar e do euro”, explica Dr. Cláudio José Albuquerque e Silva, superintendente médico e responsável técnico pela Operação da AxisMed.

Além do VCMH, as empresas sofrem com os reajustes por sinistralidade do plano de saúde, que consideram:

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Dessa forma, as organizações sofrem reajuste das operadoras de saúde de cerca de 20% a 30% ao ano. “Se não houver mudanças, a possibilidade de continuar oferecendo o benefício para os funcionários será praticamente insustentável”,conclui Dr. Cláudio.

É preciso buscar alternativas eficazes para reduzir os custos em saúde além da negociação de tabelas junto às operadoras. Uma solução que vem dando bons resultados na redução do sinistro é atuar diretamente no comportamento do beneficiário e promover o autocuidado da saúde com adesão a tratamento médico, a medicamentos e a conscientização no uso do plano, somado a orientações em saúde direcionadas para as patologias pré existentes.

“Se for possível mudar o comportamento social e hábitos do usuário serão alcançados resultados mais eficazes com relação ao indicador financeiro e de saúde populacional. Isso porque o uso do plano de saúde será mais racional”, salienta o superintendente da AxisMed.

Por onde começar?

Tudo começa com a estratificação dos usuários do plano de saúde, mapeando o perfil de utilização e de nível de risco de saúde.

A AxisMed oferece uma solução de Business Intelligence em gestão de saúde que, a partir de dados de contas médicas, ambulatório, medicina ocupacional, atestados médicos e outros, permite identificar com precisão esses grupos de risco e oferecer soluções personalizadas para redução dos custos.

“No passado, a empresa foi pioneira na gestão de pacientes crônicos, mas ao longo do tempo foi desenvolvendo ferramentas, metodologias e expertise diferentes focadas mais na visão de saúde populacional, pensando na questão da medicina preventiva e nos conceitos mais modernos sobre saúde comunitária e da família”, esclarece Dr. Cláudio.

Hoje a AxisMed atua de forma ampla, por meio do Gerenciamento Integral da Saúde.

Quando a AxisMed apresenta suas soluções de saúde aos clientes (operadoras/seguradoras de saúde, clientes corporativos, mercado B2B2C e B2C), procura mostrar os impactos dos custos em saúde de 100% da população e direcionar o cliente para ações que, de fato, promoverão a redução de custo de forma sustentável.

“A AxisMed tem soluções para diversos segmentos. Não apenas para portadores de alguma doença, mas também dos que poderão ser portadores no futuro — devido ao histórico familiar ou próprio — ou até mesmo de quem não tem o perfil de adoecimento, mas que não possui uma rotina de prevenção adequada”, comenta Dr Cláudio.

As soluções da AxisMed são amplas e vão além do monitoramento de pessoas com alguma patologia:

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Como funciona a consultoria estratégica?

As ferramentas de Business Intelligence são imprescindíveis para visão dos riscos de saúde da população e identificação dos altos custos, mas elas, por si só, não são suficientes.

É necessário contar com a experiência de uma empresa de saúde que tenha know how em atuar na redução dos custos de saúde, por meio de uma consultoria estratégica.

A saúde populacional engloba a pessoa acometida de doença crônica, os saudáveis que podem melhorar sua qualidade de vida de alguma forma e ainda aqueles participantes saudáveis que têm predisposição para o desenvolvimento de alguma patologia.

“Compartilhamos com o cliente as análises realizadas acerca da população portadora de doença crônica ou que utiliza o plano de forma incorreta e, em conjunto, determinamos quais participantes devem ser incluídos nos programas de saúde e que trarão ROI – retorno sobre o investimento para o cliente”, detalha o superintendente.

Dessa maneira, a AxisMed separa a população em 2 (duas) matrizes de acompanhamento:

  • health promotion — trabalho realizado com a população que não tem patologia e não faz uso irracional do plano de saúde. É a medicina preventiva, focada em evitar doenças a médio e longo prazo;
  • health support — trabalho realizado com a população adoecida, em que se utiliza a medicina curativa.

As equipes de saúde da AxisMed, formadas por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, psicólogos, assistentes sociais e técnicos de enfermagem, todos com alto nível de especialização, atuam sobre essa população, de acordo com a sua necessidade, com foco em mudança comportamental, adesão à medicamentos e médicos, orientações de saúde para patologias específicas na busca do autocontrole da saúde para uso adequado e consciente do plano.

O cliente acompanha a evolução mensal da sua população através de indicadores clínicos e operacionais apresentados por Executivos de Contas que são profissionais de saúde especializados. Periodicamente, a AxisMed avalia as contas médicas e compara com o cenário inicial de gastos, oferecendo ao cliente a transparência e segurança na redução dos custos de saúde com o serviço implementado. O que o cliente investe na AxisMed retorna com o controle/redução dos custos de saúde da sua população.

Em 2018, a AxisMed gerou mais de 60 milhões de economia para seus clientes, com ROI – retorno sobre o Investimento médio de 3, ou seja para cada 1,00 real investido, a AxisMed devolveu 3,00 reais para seus clientes.

Quais os benefícios do serviço de gestão em saúde da AxisMed?

Humanização do atendimento

Com a proposta da AxisMed, a população é melhor acolhida e engajada aos programas de saúde.

“Tem a percepção de atenção de saúde diferenciada em relação ao modelo de assistência atual, em que o usuário do plano de saúde só procura o médico quando adoece ou quando tem uma condição de saúde já instalada, que exige o monitoramento periódico” – diz Dr. Cláudio.

Redução de custos

Segundo o Dr Cláudio, a gestão em saúde da AxisMed acarreta inclusive em melhorias da condição de saúde da população acompanhada. Há diminuição de adoecimento e de indicadores de absenteísmo, melhorando a produtividade da equipe monitorada pelo programa, o que permite a redução dos custos com saúde.

ROI

Para o cálculo de ROI da empresa, a AxisMed utiliza as contas médicas dos 36 meses anteriores do cliente e outros dados/indicadores de saúde. A partir desses dados, analisa o padrão de utilização de cada usuário e traça uma curva de tendência para cada um. A proposta da consultoria é alterar a curva de tendência inicial que estava traçada para a população do cliente. O foco é reduzir ou otimizar os custos de saúde.

“Algumas vezes, o gasto pode ser maior do que o observado anteriormente, mas isso ocorre devido à inflação médica que impacta diretamente nesse resultado. Assim, caso não fossem contratadas as soluções da AxisMed, os gastos seriam ainda maiores”, ressalta Dr. Cláudio.

Quais os diferenciais da AxisMed?

A AxisMed está há 18 anos no mercado brasileiro. “Temos forte expertise em Gestão Populacional, com uma base de mais de 30 milhões de vidas analisadas e monitoradas ao longo dos anos e diversos cases de sucesso com comprovado retorno financeiro ao cliente. Com isso, estamos um passo à frente da concorrência”, destaca o superintendente.

A empresa trabalha com um modelo de acompanhamento de pacientes com foco na mudança comportamental e não na doença: “É a mudança dos hábitos de vida do indivíduo sem impor restrições, mas sim negociando soluções com o objetivo de impactar com mudanças definitivas” explica Dr. Cláudio.

Com as soluções de saúde personalizadas e identificadas através da Consultoria Estratégica e uso do Business Intelligence, a AxisMed mostra ao indivíduo que é possível ter hábitos saudáveis por meio de um passo a passo, sem mudanças radicais. Com isso, há redução nos custos das empresas quanto aos benefícios de saúde para os funcionários. .

Quer conhecer mais sobre as soluções de saúde AxisMed e transformar a sua empresa em um novo case de sucesso? Nossos Consultores e Executivos de Negócios estão prontos para atendê-lo. Entre em contato agora mesmo!

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