aplicações de saúde para smartphone

Aplicativo de saúde e wearables: conheça mais sobre essa importante tecnologia

Os aplicativos de saúde e wearables estão revolucionando a forma com que as pessoas usam os serviços de saúde. Com eles, é possível que os próprios usuários estejam na posição central para controlar o bem-estar e o estilo de vida deles.

Mais do que isso, a tecnologia também tem sido útil para que as empresas consigam otimizar seus custos com saúde, investindo na prevenção de seus colaboradores. Dessa maneira, também consegue melhorar o bem-estar e a produtividade dos profissionais.

Veja, neste texto, como a tecnologia impacta a saúde e quais são os aplicativos mais interessantes para serem utilizados.

Boa leitura!

O impacto da tecnologia na saúde

A tecnologia tem sido utilizada para aproximar pessoas e facilitar o dia a dia. Além disso, a saúde também é beneficiada. Os avanços na microeletrônica, análise de dados e em sensores permitiram que diversas possibilidades fossem possíveis para melhorar a saúde dos usuários. Uma delas são os wearables.

Antes, o tamanho dos sensores eram um grande impedimento para que as tecnologias fossem utilizadas como vestimentas, coletando diversos dados de movimento e de fisiologia dos usuários. Agora, com circuitos praticamente em miniatura e com transmissores wireless de dados, os hábitos e a qualidade de vida são impactados, revolucionando a prática da medicina.

Além disso, vários são os aplicativos que permitem monitorar o estado de saúde, além de alertar para boas práticas, como tomar regularmente a quantidade de água necessária. Ou seja, o acesso a informações de saúde está mais disseminado, aumentando as chances de que as pessoas consigam prevenir doenças e manter o tratamento da maneira prescrita.

Guia da gestão integrada da saúde: controle e redução de custos para empresasPowered by Rock Convert

Uso de aplicativos e wearables

Entenda agora quais são os benefícios da tecnologia e como são úteis para o cuidado com a saúde.

Benefícios

Para o usuário, o principal benefício é ter maior autonomia para gerenciar sua própria saúde. Aliando os dispositivos a aplicativos inteligentes, é possível ter auxílio na tomada de decisões, além de receber sugestões de hábitos saudáveis. Tudo acontece de forma personalizada e interativa, colocando o usuário no centro das ações. Dessa maneira, a adesão é maior e a chance de que a saúde receba os devidos cuidados aumenta.

Por outro lado, os médicos e equipes de saúde terão à disposição mais dados para analisarem o quadro do paciente e adotarem ações mais efetivas. Além disso, com dados atualizados, é possível reduzir exames desnecessários, por exemplo, o que diminui a demora no atendimento, no início do tratamento e reduz custos para o sistema de saúde.

Como torná-la mais acessível

Para tornar a tecnologia mais acessível à instituição e aos colaboradores, é fundamental contar com uma gestão eficiente da saúde dos profissionais. Dessa forma, toda a empresa receberá um suporte personalizado, de acordo com as necessidades de cada grupo que faz parte da instituição.

Além disso, deve-se implementar uma cultura voltada à prevenção, desejosa em contar com as principais ferramentas para aumentar o bem-estar dos colaboradores. Assim, eles desejarão utilizar as tecnologias escolhidas pela instituição.

Como nem todos os usuários sabem utilizar tecnologia, também é necessário uma comunicação contínua e fácil para que consigam obter todos os benefícios dos dispositivos.

Agora que você sabe como aplicativo de saúde e wearables podem ajudar na saúde dos colaboradores, bem como na redução de custos para a empresa, é interessante procurar uma consultoria estratégica em saúde para ajudar a instituição a implementar essa nova forma de gerir da saúde empresarial.

Você quer receber mais dicas como esta? Então siga-nos agora mesmo nas redes sociais. Estamos no Facebook e no LinkedIn.

Quer receber mais conteúdos de saúde, gratuitamente?

Basta inserir seu e-mail aqui.

E-mail registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.